quarta-feira, 29 de julho de 2009

Falso Brasileirismo

Certo, eu sou suspeita pra falar porque eu quero mudar para os Estados Unidos desde os 10 anos maaaas eu não consigo deixar de levantar uma sobrancelha de ceticidade quando eu vejo aquele anúncio novo: Descubra os pratos do Brasil.
Eu não achei o vídeo ainda para por aqui mas vocês já devem ter visto: é um anúncio em que aparecem vários atores brasileiros falando dos seus pratos favoritos aqui do Brasil e no final fala "Descubra os pratos brasileiros da sua região.".

Por que eu não gosto desse anúncio? Bem, para começar eu nunca ouvi falar de nenhum desses pratos (e os nomes são tão complicados que eu não lembro o nome de nenhum deles agora) e, cá entre nós, se tivessem entrevistado um monte de adolescentes Brasil a fora quantos iam dizer que o prato favorito deles é arroz e feijão e quantos iam dizer que o prato favorito é cheeseburguer?

Eu não gosto desses anúncios que falam de descobrir a cultura do nosso país porque eu acho que eles sempre soam falsos. Na nossa televisão passam programas como American's Next Topmodel, The Simpsons, Ben 10, sem contar nos trocentros milhões de filmes americanos e daí, do nada chega esse anúncio com a Flora de... Sei lá que novela era!... falando em tupi-guarani e depois dizendo que na verdade esses são nomes de comida.

Quando estamos torcendo pelo nosso país nas Olimpíadas, temos muito orgulho de ostentar nossa bandeira, quando estamos nos Estados Unidos e chegam os argentinos metidos gritando a plenos pulmões "Argentina! Argentina!" nós temos muito orgulho de mostrar que ninguém ganha da gente em uma batalha de torcidas gritando "Brasil! Brasil!" muito mais alto.

MAS:

Quando estamos no Rio de Janeiro vendo o Maracanã e tem uma multidão de brasileiros e uma família de argentinos, o guia explica tudo em espanhol.

Aliás, alguém já viu algum estrangeiro fora do Rio de Janeiro?

(E sim, as situações ali em cima dos Argentinos e do Rio são coisas que aconteceram de verdade - Os Argentinos não tinham chance contra a gente lá na Disney)

Como eu já disse, sou suspeita para falar, mas eu acho que enquanto continuarmos beijando os pés do Estados Unidos, podem colocar quantos anúncios falam da cultura brasileria quiserem.

Vai continuar soando falso.

2 comentários:

  1. Morei em Corumbá-MS por 7 anos e cansei de ver gringos lá. Sinceramente? Acho que o post ficou um pouco limitado. Desde sempre eu não sei viver sem arroz e feijão, e isso inclui desde que eu era criança. Conheço pratos típicos da minha região e tenho um certo orgulho em dizer: "sou sul-matogrossense!". A verdade é que não cola fazer festa pra uma coisa nacional quanto tem algo de fora que é muito melhor. Mas sinceramente? Nada bate um bom arroz + feijão! Ah, e os pratos que falam nesse anúncio são em si bastante conhecidos. Muitos são regionais, talvez seja por isso que você desconheça. Morei em vários lugares do Brasil e a propaganda me dá água na boca!

    ResponderExcluir
  2. Nossa. Adorei
    Não sou a maior fã do nosso país. O amo mas não sou cinica o suficiente para afirmar que o considero o melhor do mundo.
    Também acho que idolatramos muito os EUA, mas fazero quê!?

    Abraço

    ResponderExcluir

Bem, interessante, ótimo, inspirador, terrível, chato, comprido demais, curto demais, deixe sua opinião aqui.