sábado, 5 de setembro de 2009

Lar doce lar

Hoje, zapiando pela tv, eu acabei parando no Calderão do Huck onde estava passando Lar Doce Lar.

Bem, é totalmente óbivio q o programa é uma imitação de Extreme Makeover. Para quem não sabe o que é, esse é um programa americano que faz a mesma coisa que o Lar Doce Lar, constrói, em sete dias, uma casa nova para um família passando necessidades (e passa no canal People+Arts).

Funciona assim: Você manda uma carta, um vídeo, qualquer coisa, contando a sua história e porque você achar que merece um Extreme Makeover/Lar doce Lar, se eles sentirem pena o bastante, eles vêm. Daí você é mandado para algum lugar super legal enquanto os loucos da tv destroem a sua casa e quando você volta, tem uma casa nova super cool e mais um monte de outras coisas que vão fazer sua vida muito melhor do que antes.

O Huck comprou os direitos do programa e o transformou em Lar do Lar. No episódio que eu vi hoje, fomos até o interior de Pernanbuco ajudar a família Melo. A menina mais velha tinha saiu de casa porque não queria estudar, o pai tinha que trabalhar o dia inteiro como vigia e se preocupava com os outros dois filhos que eram deixados em casa o dia inteiro sozinhos.

A diferença entre o Lar Doce Lar e o Extreme Makeover:

As famílias americanas que o Ty e sua equipe ajudam, são pobres, mas nem tanto e moram no subúrbio americano, um lugar com água encanada, luz na rua, asfalto e qualidade de vida relativamente boa. Na maior parte das vezes, eles nem são tão pobres, mas aconteceu alguma coisa como um caminhão entrar na casa e destruir tudo (isso aconteceu mesmo em um dos programas).

Huck e sua equipe ajudaram a família Melo, que ganha 280 reais por mês e moram em uma cidade tão pequena que nem está no mapa. Eles receberam uma casa nova, 10.000 reais, tratamente dentrário e até mesmo um lanchonete e um cinema para o pai poder ter um emprego melhor e dar um entreterimento para a cidade.

A cidadizinha da família Melo também é uma porcaria Problemas de violência, sem rua asfaltada, nenhum carro, nem linhas telefônicas, todo mundo é pobre para cacete, também não devia ter saneamente básico e outras coisas (um dos presentes da casa foi um sistema que armazena e purifica água da chuva),sem contar que não tem nem parquinho pras crianças.

E quando perguntaram para um dos garotos o que eles mais gostaram de São Paulo (o Huck mandou os 3 pra lá durante a semana que fazia a casa) ele disse que tinha adorado as escadas rolantes. Também foi a primeira vez que os pirralhos iam à um cinema.

Então, nos Estados Unidos é bem legal quando fazem isso porque todas as famílias que eu vi moram uma vizinhança com luz elétrica, encamento, segurança etc.

Daí você vai lá e constrói a casa para UMA família. Em volta da casa bonitinha e meio brega tem uma cidade que não tem água encanada! É muto bonito ver a felicidade do senhor Melo ao ver a casa nova, mas e daí? Tem um monte de gente com uma vida tão ruim quanto a dele que não ganhou um Lar Doce Lar só deles

Em resumo: É legal de assistir, mas não leva à lugar nenhum.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Bicho Papão do Vestibular: A Redação

Esse ai em cima era o título de umas matérias do Jornal Nacional - acho que esse era o jornal.

Enfim, parece que no vestibular, as pessoas têm muito problema em escrever redações.

Em. Escrever. Textos.

Ah, qual é. Certo que tem gente que dá mais para exatas, tem gente que não escreve tão bem, mas chamar a redação de bicho papão do vestibular?

Exageeeeeroooo...

Bem, durante essa matéria, entrevistaram um monte de adolescentes no cursinho. As desculpas foram das mais variadas. Algumas verdadeiras, algumas passáveis, mas a maioria, só desculpas.

Aqui vão as duas que eu eu lembro:

Primeira Desculpa: Os Adolescentes não tem o hábito de ler muito.

OI? Quem você está dizendo que não lê muito, em aluno de cursinho?

Eu sou adolescente e toda hora ali do lado tem uma foto de um livro com um resumo - tosco - que eu estou lendo/relendo no momento. Pode não parecer, mas eu leio mais que Meg Cabot, viu gente? Então, dizer que adolescentes não lêem, não é desculpa. Verdade que muita gente não lê. Mas isso não se resume aos adolescentes. Se você não lê na adolescência, não é provável que vá começar depois de adulto. E consequentemente, seu filho também não vai ler.

Segunda Desculpa: A internet meio que atrapalha a gente, né?

Boa tentativa. Mas não.
O meu pai até comentou na hora: "A internet não é a causa. É a consequência."
Qndo eu toh no msn, eu escrevo td errado, em língua d msn msm, mas quando eu estou no blog, eu escrevo direitinho. Eu sei a diferença. Eu sei que escrever fikar com 'k' é um crime da língua portuguesa. E quando chegar a hora do vestibular eu vou escrever certinho.

O problema das pessoas não saberem sobre os assuntos que pedem para serem escritos ou não saberem escrever mesmo é que são um bando de alienados! Ficam direto no euconfesso e quando chega o Dia D, o dia do vestibular, de arranjar emprego, não sabe que o que são as Farc, não sabe que Israel e a Palestina estão em guerra etc...

Terceira Desculpa: Dá preguiça de reler...

Você estudou como um condenado durante um ano inteiro e para ficar com preguiça de reler a droga da redação na hora do vestibular. Não vou nem comentar.

Bicho Papão, sei. Bicho papão é a Samara mané. ¬¬

Agora. Notícias mais legais.

O post sobre a Anorexia teve CINCO COMENTÁRIOS! É um recorde da Sorveteria minha gente!

*Palmas*

E temos DOIS nvos seguidores.

*Fogos de Artifício*
E eu não sei se vocês repararam, mas nós temos dois blogs novos ali na Lista de Blogs Bem Melhores que o meu.

Os dois são muito bons. São o Fantástico Fusca Verde e o SSL - Sucrilhos Sem Leite

O Fantástico Fusca Verde tem mais de trezentos de seguidores. Beleza né? Tenho que aprender um pouco com o Vitor.

domingo, 30 de agosto de 2009

Escravas da Balança. Eu não tinha percebido o quanto eu gosto de comer.

Estou com medo.

Eu estava planejando deixar o post da Blair por mais tempo porque eu estava muito orgulhosa dele, mas eu tenho que escrever aqui sobre o que eu vi.

Quando eu estou entendiada, eu vou clicar nos blogs que eu sigo e nesses blogs eu vou clicando nos blogs recomendados por eles e às vezes vou abrindo 17, 20 telas de uma vez. Dessa vez eu me superei, abri mais de 30 telas.

Bem, eu não sei como, eu acabei em sites de maquiagem e beleza e desses blogs eu acabei entrando em blogs com nomes mais ou menos assim: Bailarina Anoréxica, Lutando até o Fim, Em Busca da Perfeição...

Bem, agora eu vou lhes dizer o motivo de estar tão assustada:

As donas desses blogs eram anoréxicas.

É claro que eu sei que existe gente anoréxica por ai, né? Mas ler o que essas pessoas pensam é triste. É Asssutador.

Eu já li vários blogs de garotas que estavam reclamando de terem ganhado uns kilinhos a mais e iam fazer dieta, mas no fim, o clima sobre esses comentários era sempre tipo: Ah, fazer o quê ganhei uns kilinhos, é a vida né? Agora vou maneirar no chocolate.

Eu mesmo às vezes me arrependo de comer demais. Mas normalmente é porque eu realmente comi demais e as últimas moridas não caíram tão bem.

Bem, logo no primeiro blog estranho que eu entrei, a garota estava meio desesperada por ter ganhado uns kilhinhos no feriado. Eu lembro de ter pensado: "Nossa que drama queen."

Daí eu entrei no blog de uma outra garota que falava com desespero, sobre o ganho de peso. Falava que tinha relaxado no fim de semana e se condenava por isso, estava desesperada porque a mãe dela ia dar uma festa e ia ter salgadinho a vontade, falava que tinha comido um sanduíche e que tinha sido demais e então tinha tomado oito laxantes com um refrigerante, tinha comido no café da manhã um café e um quadradinho de chocolate meio amargo "só o fuciente para não passar mal".

Eu quase passei mal enquanto eu lia o post, e ainda as fotos! Ela colocou fotos dela mesma. O rosto sempre coberto, e sempre com a blusa para que pudéssimos ver as barriga retinha dela.

E os comentários! Gente patética! Ridícula! Odiável! Que dizia "força na luta", "continue assim"... Aprovando uma doença horrível! Alimentando a angústia sem sentido de uma pessoa! Jogando lenha na foqueira, fazendo a menina acreditar que comer um pedaço a mais de pizza é um crime hediondo!

Os blogs todos tinham a mesma linha de Layout:

  • Fundo preto.
  • Nos links de blogs recomendados, tinha o nome do blog, o nome do post E a foto (o que não é tão comum)
  • As fotos no perfil tinham sempre o rosto escondido, mas o corpo bem a mostra - tipo, elas usavam uma regatinha ou então levantavam a blusa para mostrar a barriga, essas coisas.
  • Entre as fotos dos seguidores havia muitas fotos de pés em cima de uma balança.
  • Os posts falavam todos sobre a doença, mesmo que indiretamente: Um simples relato sobre o fim de semana acabava sempre nos kilos ganhados ou perdidos.
  • Depressivo. Essa é a palavra pra descrever o blog. As cores são escuras, os posts tem nome do tipo: "Eu Falhei", as fotos são horríveis! Fotos de gente magra demais, de uma menina com uma máscara na boca escrito 'pare de olhar'...

Estou com vontade por o nome dos blogs da meninas, mas não vou fazer isso. Não sei, é como se você contasse a história de uma menina que dormiu com dois na mesma semana, falar o nome dela é muito chato, né?

Agora se não se importam, vou fazer um, não, dois sanduíches bem grandes com direito a bastante coca-cola e muita bolacha de chocolate depois.