sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Bicho Papão do Vestibular: A Redação

Esse ai em cima era o título de umas matérias do Jornal Nacional - acho que esse era o jornal.

Enfim, parece que no vestibular, as pessoas têm muito problema em escrever redações.

Em. Escrever. Textos.

Ah, qual é. Certo que tem gente que dá mais para exatas, tem gente que não escreve tão bem, mas chamar a redação de bicho papão do vestibular?

Exageeeeeroooo...

Bem, durante essa matéria, entrevistaram um monte de adolescentes no cursinho. As desculpas foram das mais variadas. Algumas verdadeiras, algumas passáveis, mas a maioria, só desculpas.

Aqui vão as duas que eu eu lembro:

Primeira Desculpa: Os Adolescentes não tem o hábito de ler muito.

OI? Quem você está dizendo que não lê muito, em aluno de cursinho?

Eu sou adolescente e toda hora ali do lado tem uma foto de um livro com um resumo - tosco - que eu estou lendo/relendo no momento. Pode não parecer, mas eu leio mais que Meg Cabot, viu gente? Então, dizer que adolescentes não lêem, não é desculpa. Verdade que muita gente não lê. Mas isso não se resume aos adolescentes. Se você não lê na adolescência, não é provável que vá começar depois de adulto. E consequentemente, seu filho também não vai ler.

Segunda Desculpa: A internet meio que atrapalha a gente, né?

Boa tentativa. Mas não.
O meu pai até comentou na hora: "A internet não é a causa. É a consequência."
Qndo eu toh no msn, eu escrevo td errado, em língua d msn msm, mas quando eu estou no blog, eu escrevo direitinho. Eu sei a diferença. Eu sei que escrever fikar com 'k' é um crime da língua portuguesa. E quando chegar a hora do vestibular eu vou escrever certinho.

O problema das pessoas não saberem sobre os assuntos que pedem para serem escritos ou não saberem escrever mesmo é que são um bando de alienados! Ficam direto no euconfesso e quando chega o Dia D, o dia do vestibular, de arranjar emprego, não sabe que o que são as Farc, não sabe que Israel e a Palestina estão em guerra etc...

Terceira Desculpa: Dá preguiça de reler...

Você estudou como um condenado durante um ano inteiro e para ficar com preguiça de reler a droga da redação na hora do vestibular. Não vou nem comentar.

Bicho Papão, sei. Bicho papão é a Samara mané. ¬¬

Agora. Notícias mais legais.

O post sobre a Anorexia teve CINCO COMENTÁRIOS! É um recorde da Sorveteria minha gente!

*Palmas*

E temos DOIS nvos seguidores.

*Fogos de Artifício*
E eu não sei se vocês repararam, mas nós temos dois blogs novos ali na Lista de Blogs Bem Melhores que o meu.

Os dois são muito bons. São o Fantástico Fusca Verde e o SSL - Sucrilhos Sem Leite

O Fantástico Fusca Verde tem mais de trezentos de seguidores. Beleza né? Tenho que aprender um pouco com o Vitor.

3 comentários:

  1. Uhum
    todo mundo gosta de sorvete xD
    eu amei a sorveteria moçaa... séria

    eu só tô com medo da redação puq são 5 livros que eu vou ter que ler pro vestibular UFMG.
    mas eu sempre leio muito, enquanto em questão de escrever eu naum tenho problemas xD

    ResponderExcluir
  2. Ah, redação não é difícil não. É só organizar palavras numa linha de pensamento claro e objetivo, observando a gramática e a proposta do vestibular.
    P.S.: Mas de vez em quando os examinadores exageram na mão...

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo. O causo é pura preguiça mesmo, na maioria das vezes. Preguiça de reler que deixa passar errinhos bobos. Eu acho que justamente por conta da internet, as pessoas lêem e escrevem muito mais! E quer saber, mesmo quando estou no MSN escrevo tudo certinho com maiúsculas e acentos... E tenho muito orgulho disso! =D

    ResponderExcluir

Bem, interessante, ótimo, inspirador, terrível, chato, comprido demais, curto demais, deixe sua opinião aqui.