sábado, 6 de junho de 2009

A relação aluno/professor

Até onde vai a autoridade de um professor?

Aconteceu uma coisa interessante outro dia na escola: Eu fui chamada à sala da coordenadora e quando eu voltei faltavam uns vinte minutos para acabar a aula. O professor tinha acabado de dar uma matéria complicada e depois de copiar toda a língua alienígena que ele escreveu na lousa, eu fui pedir para ele explicar. A essa altura já deviam faltar uns 10 minutos para acabar a aula. Ele tinha começado a explicar para mim e uma outra garota quando ele foi obrigado a parar por causa da bagunça em sala. "Silêncio." Ele pediu, é claro que ninguém ouviu. Ele me mandou sentar sem terminar de explicar e ficou pedindo silêncio. A bagunça baixou um pouco mas não o bastante para o gosto dele, então em vez de explicar para a meia dúzia de pessoas que estavam pedindo para ele explicar, ele disse que só faria isso quando tivesse silêncio. E também que nós só sairíamos para o recreio quando ele tivesse conseguido explicar. E adivinha? O sinal bateu, ele liberou e ele não explicou. Aliás, a palavra melhor é ter se recusado a explicar. Eu não fui a única que ficou brava, diferente de 96% da minha classe eu sei muito bem que colégios particulares em geral custam uma viagem à disney por ano e também que a vida não vai ser tão fácil quanto é agora. Antes do professor sair da classe eu fui conversar com ele e, brava como eu estava, nós acabamos brigando. E quando eu digo brigando eu digo brigando.

Ele disse que só vai explicar se a classe fizer silêncio. Acorda! Você acabou de colocar um monte de brasileiros irresponsáveis e cheios de hormônios na mesma classe! Você não vai ter silêncio. Nunca ouviu falar de carnaval? E ai, somos nós, aquela meia dúzia que presta atenção que se ferra?

E adivinha? A lição de casa que ele passou é toda desse assunto que ele não explicou, e o único jeito de fazer é lendo tooodo os textos explicativos no livro. Coisa que eu não teria de fazer se ele tivesse explicado.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Friend or Foe

Aaaaaiiii, eu tenho tanta coisa pra escrever aqui! Bem, como não dá pra sair postando tudo todo dia porque se não ninguém lê nada, eu estou tentando tentando postar uma vez por semana.

Bem, todo mundo tem rótulos né? Eu já deixei essa infantilidade para trás, agora todo mundo é uma pessoa diferente e individual com qualidades como chata, perdida, legal, fofa, gritalhona, mas nunca definindo a pessoa inteira em uma palavra.
Mas mesmo assim, há algumas pessoas com quem eu simplesmente não sei lidar.
Sabe aquelas pessoas que você não sabe dizer se gosta ou não? Aquelas confusas que quando você acha que está ficando amiga, de repente faz alguma coisa totalmente sei lá, imperdoável e você nunca mais quer chegar perto dela de novo?
São aquelas pessoas que você numa gosta e na outra odeia.
Afinal, para fiver nesse mundo, temos que saber quem é friend e quem é foe.

p.s.: friend é amigo e foe é inimigo em inglês.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Palavras

Fala, fala mas não faz.

Palavras são formas de expressão, palavras são poderosas, mas elas são capazes de mudar alguma coisa?

Ao mesmo tempo que se diz que a caneta é mais poderosa que a espada, ao mesmo tempo que dizemos que palavras ferem, cuidado com o que fala, cuidado com o que deseja, outras pessoas dizem: Paus e pedras podem quebrar meus ossos mas palavras não podem me machucar.

Qual é o verdadeiro poder das palavras então?

Novo template!

Pela primeira vez em sua curta existência, o Sorveteria muda de template.

É, eu coloquei uma imagem da Luna Lovegood lá em cima e não uma de sorvete, mas é simplesmente impossível achar uma imagem de sorvete legal na horizontal.

Pra começar, o nome não é porque eu sou viciada em sorvete, na verdade, era para ser Minhas Inutilidades, mas já tem um blog com esse nome, então, como eu estava falando de ir na sorveteria com uns amigos enquanto escolhia o nome do blog e eu falo de bobagens de todos os tipos; achei que o nome ficou bom. :)

Agora eu só preciso pegar mais músicas para a playlist porque ela só tem 37 músicas e eu estou achando ela meio pobrinha.

domingo, 31 de maio de 2009

Eu sei que prometi...

... Um post sobre umas coisas que eu acho inúteis nas escolas, mas daí eu vi esses sets incríveis no polyvore e quis muuuuito postar aqui. Por incrível que pareça, deve ter tipo, uma pessoa que gosta daquele da blake. O meu favorito é aquele da garota ruiva:

Momento cdf

Bem, a Vitória me mandou um comentário muito interessante em resposta a um comentário que eu mandei pra ela (detalhe que os dois comentários daquele post foram respostas a comentários meus e não porque o pessoal leu aquela coisa sobre orkut).

de certa forma você está certa!
o mundo dá muitas voltas, e possa ser que eu vá parar em alguma profissão que envolva física. tudo bem!
mas por mim, corcerteza eu não faria faculdade alguma que a física esteja incluida. consequentemente não irei escolher uma faculdade que envolva física. exatas pra mim está fora de congitação.
biologia não é a minha materia preferida, mais tem coisa que realmente é interessante!
agora tem tantos fazendeiros bem sucedidos que não sabem do ciclo do nitrogenio. e me diga mais. quando você vai falar com uma amiga sua, ou até mesmo vim postar no seu blog você fica analisando toda a frase, sintaticamente, vendo os prefixos e sufixos que compoem a palavra, a origem deles, composto por aglutinação ou justa posição... aposto que você não faz isso toda vez que vai falar.
não estou dizendo que não é importante estudar, pelo contrario, você só vai precisar disse no vestibular. e depois?
você gasta anos da sua vida estudando uma coisa, pra fazer uma prova e depois esquecer tudo de uma hora pra outra. utilizando só pouquissimas coisas na faculdade/emprego. entendeu?

Bem, em resposta (de novo) eu digo que sim é possível se dar bem na vida sem saber dessas coisas, especialmente porque ninguém sabe tudo, MAS se esses agricultores soubessem sobre nitratos e nitritos talvez também soubessem sobre cadeia alimentar, e se eles soubessem sobre cadeia alimentar talvez também tivessem a idéia maluca mas brilhante de usá-la a seu favor.

Essa técnica defensiva alternativa eu estudei na quarta série - ou quinta - então eu não lembro o nome, mas enfim:

Todo mundo sabe que agrotóxicos fazem mal para a saúde de todo mundo, certo? Se não sabe, sabe agora. Bem, algum cara brilhante teve uma idéia assim: Tinha uma peste de gafanhotos atacando a plantação de soja dele, mas ele não queria usar agrotóxicos porque ele tinha medo que isso estragasse sua querida plantação, então ele resolveu usar sapos para controlar a peste. E não é que funcionou? Os sapos comeram todos os gafanhotos e não degradaram nada como o agrotóxico teria feito. O problema é que ele teve que criar todo um ambiente pros sapos, e controlar a população de sapos, então, esse método é mais eficaz porém mais trabalhoso.

Quanto a física, bom, sabia que em Dubai tem uma fonte *cof* Feita por um brasileiro. *cof* *cof* que espirra um jato de água a não sei quantos metros de altura e depois cai exatamente no mesmo ponto? E que o hotel em que essa coisa está é caríssimo? Mas fora isso, eu também odeio física, então apesar de saber que ela é ridiculamente útil, não quero trabalhar com ela também.

O próximo post vai ser sobre algumas coisas que eu também acho injustas nas escolas e algumas matérias que eu também acho inúteis, mas esse já está muito grande então acaba por aqui. :D