quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Não ao Bullying virtual!

Vocês já viram essa campanha nova da Capricho? Leia sobre ela aqui. :)

Pra quem não lê a Capricho ou não lê o blog as mais estilosas, ou ficou confuso de qualquer jeito, deixe-me explicar:

O blog As + Estilosas é um blog que mostra garotas estilosas de todo os lugares do mundo. Tem garotas brasileiras, garotas brasileiras que moram em outros países, e tem garotas de todos os outros países que vocês imaginarem. Já apareceu garotas do Japão, da Suécia, da Alemanha, da Austrália...

Alguns estilos agradam mais, outros agradam menos. E com as fotos das roupas sempre vêm uma entrevista em que elas falam da suas ícones fashion, de música, onde compram as suas roupas e outras coisas legais. :)

Daí, tem os comentários onde as garotas podem dar a sua opinião sobre o assunto.

A palavra-chave aqui é opinião.

Algumas garotas não fazem isso. Elas não dizem, 'ah não gostei' ou 'e se ela usasse com outros sapatos talvez ficasse melhor', elas saem xingando! E algumas são muuito grosseiras. Não pode falar palavrão nos comentários da capricho, mas é só você colocar um asterístico do lugar do 'a' e escrever porr* que não tem problema.

Em 2007, no concurso das mais estilosas, nossa, a coisa ficou feia, eu fiquei muito chocada enquanto lia os comentários. As meninas estavam com raiva de não terem sido escolhidas e descontaram tudo isso nos comentários das fotos do blog. Uma delas chegou e falou assim 'eu conheço essa menina, ela não se veste assim na vida real!'. Tá né?

Agora, a capricho vai excluir comentários suuuper grosseiros e que vieram de gente totalmente sem classe. ;) Espertos não?

Agora, vamos ao Bullying Virtual:

Bullying virtual é a mesma coisa que Bullying normal, só que por computador.

Esse tipo de Bullying é pior do que o ao vivo em muitos sentidos.

No bullying da vida real, você é mal tratado, xingado, humilhado, e nos piores casos, é até espancado. No computador, dá pra fazer tudo isso (menos a parte da violência física claro), mas você não sabe quem está fazendo. E todo mundo pode ver a sua humilhação se clicar na página.

Vai no orkut e digita as palavras 'eu odeio a' na busca de comunidades. Todas as comunidades que aparecem láááá no fim que falam 'eu ODEIO a fulana' e na descrição chamam ela de puta, de vadia, de isso, de aquilo, é uma espécie bem séria de bullying.

Outro problema: Às vezes a gente participa dessas coisas e nem sabe. Alguma coisa que a gente acha que é uma brincadeira, pode estar fazendo alguém chorar. E, se acontecer alguma coisa e você for castigado por isso depois, poupe seu fôlego, dizer que 'não sabia' não vai adiantar nada. Você participou de um bullying e contribuiu pra fazer alguém muito triste. :(

E é por isso, que todos os sorveteiros vão evitar comunidades grosseiras de qualquer tipo, né? :P

13 comentários:

  1. Eu já sofri bullying. A gente se acha um lixo, a pior pessoa do mundo, mas depois acordamos e vemos que aquelas pessoas que fazem isso com a gente é que são.

    Eu fico triste de saber que gente como a gente, que combate o bullying e as pessoas que criam-o vamos estar no comando do mundo daqui a pouco... Não adianta criticar os erros das pessoas do passado, como Hitler, etc, etc, se continuamos pregando os valores que ele instituiu.

    Beijos,

    letícia

    ResponderExcluir
  2. Ahh, obrigada por avisar! Pq quando eu salvei a imagem, eu peguei do tumblr da letras de luna, dai eu salvei o endereço de lá mesmo. Não vi que era da cherry blossom. :D

    ResponderExcluir
  3. noossa, realmente!
    é ridiculo essa coisa toda de bulling, poxa. As pessoas tão precisando de algo qe já sumiu há muito tempo no mundo: ética -.-
    mas , ah, primeira vez qe vejo seu blog e só vi esse post, mas adorei. mesmo!

    bem, se qser passar no meu e das minhas amigas:
    www.sonhosalternativos.blogspot.com
    é bem novinho, de ontem :D
    mas tá até qe bonzinho hahaha

    bjs, sucesso =D

    ResponderExcluir
  4. Nossa, de todos os posts sobre o bulling que eu li, o seu foi o MELHOR, de verdade.
    Cara, eu achei ÓTIMA essa capanha da Capricho.
    Têm meninas que realmente não tâm senso nenhum, vamos combinas.
    Adorei o jeito que você escreve.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Realmente bullying é algo muito sério para ser tratado. Mas o que me chama a atenção é que os casos de bullying no Brasil não são tão graves quanto os dos EUA, onde as vítimas chegam a atirar em seus colegas. Veja "Tiros em Coloubine", é um excelente documentário a respeito.

    http://paralaxehiperbolica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sorveteria de inutilidades é utilidades públicas, adorei!

    ResponderExcluir
  7. ah, é meio complexo mesmo essa coisa de entrelinhas e piadas internas. por isso que elas são internas, saca? HAHAH
    de nada, sempre que vou comentar.
    se eu não tiver te seguindo, vou resolver isso agora õ/ shwushu

    então, eu salvei a imagem, fui em Layout>Elementos de Página>Adicionar um Gadget> e dps você escolhe imagem.

    você carrega a imagem e prontinho ! ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, M.! Não sei se vc sabe mas esse é o seu post número 101!

    ResponderExcluir
  9. Gostei dessa campanha, escrevo no blog da galera e sei bem como é isso, essas meninas, sei lá, tem alguma coisa que seam xingando meeesmo!

    ResponderExcluir
  10. Nada a ver isso, né? Cada um tem seu espaço e deve se expressat dignamente para ser valorizada.
    Sair xingando todo mundo por aí só mostra quão baixa você é!


    Bjs

    ResponderExcluir
  11. ah cara todo o tipo de bullyng eh uma porcaria... eu sei pq ja passei mt por isso.
    tipo, sou totalmente contra a isso e a favor da campanha! beijos

    ResponderExcluir
  12. Exatamente!! Gosto dos seus posts à lá sociedade!
    Eu me irrito quando alguém fica muito chato reclamando de alguma coisa sabe?!
    Até aproveitar pra responder algo que você falou no meu blog, senso critico mode on é bom sim, assim mostra quevocê tem opinião e não tem medo de mostra-la ao mundo.. Mas se aquilo existe, é porque alguém gosta não é?!
    E não dá uma raiva profunda quando alguém vem e começa a criticar o livro, filme, banda que você mais gosta e fica falando que é uma bosta e tal? Justamente por isso eu procuro não crticar muito as coisas, até falo 'ah não gostei disso, não gostei daquilo' não fico perdendo muito tempo pra falar mal de coisas.. prefiro então, falar bem das que eu gosto né?! Um exemplo disso são os filmes e livros que leio/vejo e posto no meu blog, os que eu não gosto, nem perco muito tempo flanndo deles né.. pra quê!..
    Mas tá, mudei de assunto, o que me da raiva mesmo são aquelas pessoas, e isso acontece geralmente com bandas, tipo ela é fanática por certa música, geralmente rockinho e critica tudo o resto, pagode, essas coisas emos, sertanejo e tudo conté coisa.. sério, me dá um negócio!
    Tudo bem, eu nao posso até não gostar das músicas daquela banda/estilo mas pra que fica malhando pau em cima daquilo.. isso só faz com que as pessoas que estão perto (e que gostam ou não da música) se estressarem.. porque nada pior que alguém resmungando que a música é uma bosta, e bla bla bla!
    fala sérioi..

    falei demais, eu sempre falo demais! sahuashusa

    beijos querida

    ResponderExcluir

Bem, interessante, ótimo, inspirador, terrível, chato, comprido demais, curto demais, deixe sua opinião aqui.