sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Vagas Especiais


Uma vez enquanto andava de ônibus, eu e minha amiga vimos uma senhora numa cadeira de rodas brigar com uma mulher.

As duas estavam naquela parte pra gente especial do ônibus, a senhora numa cadeira de rodas, e a menina, que devia ter um trinta anos, estava com uma criança pequena. Eu não entendi o motivo da briga; parece que mãe foi mal educada com a menininha, e a senhora cadeira de rodas se sentiu no direito de interferir.

Quando a briga acabou, a cadeira de rodas estava chorando, dizendo, 'você não sabe o que a gente passa', 'educação é importante', 'respeito', 'as pessoas têm preconceito e nem sabem disso', e outras coisas assim.

Esse dia ficou marcado na minha memória, mas não pelo drama, mais pela pergunta: Como alguém com uma cadeira de rodas consegue subir num ônibus?

Eu lembrei disso hoje em uma matéria do jornal de vagas para deficientes.

Minha mãe fica brava com esse negócio de vagas para idosos. Ela diz que quem merece vaga especial é gente que trabalha o dia inteiro e tem pouco tempo de almoço, porque daí estaciona logo e tem mais tempo pra comer.

Agora, é considerado idoso gente com mais 60 anos. Gente com de 60 às vezes nem parece com sessenta, mas ganha vaga mesmo assim. Isso não é meio estúpido? Meu avô tem um amigo que todo mundo diz que não tem 60, mas daí mostra a carteirinha e todos pedem desculpas ao ver a data de nascimento.

Claro que cavalo dado não se olha os dentes, mas eu acho que a nossa versão de politicamente correto, está político demais e correto de menos.

4 comentários:

  1. éé.. pensando pelo lado de preferencias.. se tiver mais idosos, gestantes, mães com bebes no colo, no onibus do que bancos, quem tem a preferencia??
    em curitiba, tem aqueles tubos pro onibus, ai eles sobem com aquelas rampinhas que erguem eles e coloca ali em cima.. dai o onibus para a nível...
    já na minha cidade pequena.. o motorista sai, pega a pessoa no colo.. e coloca dentro do onibus.. uma complicação enorme né?!
    ;**

    ResponderExcluir
  2. sabes, aída á pessoas que tem alma,eu depois disto gostava de pedir a tua opinião, vamos organizar em braga uma caminhada por toda a cidades com qualquer pessoa, novos e idosos,mas principalmente para pesoas portadora de algum tipo de deficienci, mas gostava de chamar mais a atenção do problema, obrigado, se poderem ajudar em algo agradecia

    ResponderExcluir

Bem, interessante, ótimo, inspirador, terrível, chato, comprido demais, curto demais, deixe sua opinião aqui.