quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que é um nome?

O que é um nome? Se chamarmos uma rosa de outro nome, ela terá o mesmo bom aroma.
- William Shakespeare


Eu não sei como funciona no resto do Brasil, mas aqui em São Paulo, ninguém usa a palavra "negro" para descrever uma pessoa; bem, negra.

O meu professor de física é mulato. Ele lembra uma tartaruga e tem um cabelo super branco que faz um contraste super legal com a pele dele.
Mas por que as pessoas não dizem logo que ele é preto, porra? A meu ver, chamar alguém de "moreninho", deixando a palavra travar na língua, como se estivesse falando algo feio, me parece mais preconceituoso do que dizer logo que o cara é um negão.

Por que as pessoas não dizem logo: "Ah é uma mulher negra, alta, tava usando uma blusa tal..." Dizem que era mulher "morena".

Tem duas meninas negras na minha sala e isso nem entra em discussão, os professores falam o tempo todo que o país é preconceituoso e blablabla e ninguém nem lembra da cor delas.

Ai, eu não entendo viu. Mas se alguém me perguntar, vou dizer que ela ou ele é moreninho, não quero que digam que eu sou preconceituosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem, interessante, ótimo, inspirador, terrível, chato, comprido demais, curto demais, deixe sua opinião aqui.