sábado, 5 de setembro de 2009

Lar doce lar

Hoje, zapiando pela tv, eu acabei parando no Calderão do Huck onde estava passando Lar Doce Lar.

Bem, é totalmente óbivio q o programa é uma imitação de Extreme Makeover. Para quem não sabe o que é, esse é um programa americano que faz a mesma coisa que o Lar Doce Lar, constrói, em sete dias, uma casa nova para um família passando necessidades (e passa no canal People+Arts).

Funciona assim: Você manda uma carta, um vídeo, qualquer coisa, contando a sua história e porque você achar que merece um Extreme Makeover/Lar doce Lar, se eles sentirem pena o bastante, eles vêm. Daí você é mandado para algum lugar super legal enquanto os loucos da tv destroem a sua casa e quando você volta, tem uma casa nova super cool e mais um monte de outras coisas que vão fazer sua vida muito melhor do que antes.

O Huck comprou os direitos do programa e o transformou em Lar do Lar. No episódio que eu vi hoje, fomos até o interior de Pernanbuco ajudar a família Melo. A menina mais velha tinha saiu de casa porque não queria estudar, o pai tinha que trabalhar o dia inteiro como vigia e se preocupava com os outros dois filhos que eram deixados em casa o dia inteiro sozinhos.

A diferença entre o Lar Doce Lar e o Extreme Makeover:

As famílias americanas que o Ty e sua equipe ajudam, são pobres, mas nem tanto e moram no subúrbio americano, um lugar com água encanada, luz na rua, asfalto e qualidade de vida relativamente boa. Na maior parte das vezes, eles nem são tão pobres, mas aconteceu alguma coisa como um caminhão entrar na casa e destruir tudo (isso aconteceu mesmo em um dos programas).

Huck e sua equipe ajudaram a família Melo, que ganha 280 reais por mês e moram em uma cidade tão pequena que nem está no mapa. Eles receberam uma casa nova, 10.000 reais, tratamente dentrário e até mesmo um lanchonete e um cinema para o pai poder ter um emprego melhor e dar um entreterimento para a cidade.

A cidadizinha da família Melo também é uma porcaria Problemas de violência, sem rua asfaltada, nenhum carro, nem linhas telefônicas, todo mundo é pobre para cacete, também não devia ter saneamente básico e outras coisas (um dos presentes da casa foi um sistema que armazena e purifica água da chuva),sem contar que não tem nem parquinho pras crianças.

E quando perguntaram para um dos garotos o que eles mais gostaram de São Paulo (o Huck mandou os 3 pra lá durante a semana que fazia a casa) ele disse que tinha adorado as escadas rolantes. Também foi a primeira vez que os pirralhos iam à um cinema.

Então, nos Estados Unidos é bem legal quando fazem isso porque todas as famílias que eu vi moram uma vizinhança com luz elétrica, encamento, segurança etc.

Daí você vai lá e constrói a casa para UMA família. Em volta da casa bonitinha e meio brega tem uma cidade que não tem água encanada! É muto bonito ver a felicidade do senhor Melo ao ver a casa nova, mas e daí? Tem um monte de gente com uma vida tão ruim quanto a dele que não ganhou um Lar Doce Lar só deles

Em resumo: É legal de assistir, mas não leva à lugar nenhum.

4 comentários:

  1. eeuu rii !
    eu adoroo o progama (do luciano) mais a melhor parte é quando ele chaga na ksa e todos mundo faz a mesma cara de "não acredito" em todos os progamas ! é bem emocionante .
    beijoos.

    ResponderExcluir
  2. sinceramente.. eu gosto do programa.
    ainda que seja pouco em relação ao gigante número de pessoas que precisam de ajudas como essa, de alguma forma, é um começo de ajudá-las.
    se ele não fizer, quem vai fazer?

    ResponderExcluir
  3. É resolver o problema de uma pessoa para pegar de bom moço. Isso é muito comum no capitalismo selvagem. O que você faz para acalmar um monte de famintos, convence eles de que tem um jeito de melhorar de vida, mas é um por mes. É o mesmo principio da loteria e de tantos outros programas. É a falsa esperança para aquietar os ânimos de quem tem preça.

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu me irrito demais com programas assim. Primeiro eu penso: "é pra ter pena? Tá, tô com pena. Opa, já passou" e mudo de canal em seguida.
    Amei o post! A globo e cheia de copiar programa de gringo mesmo ¬¬

    Beijos!

    ResponderExcluir

Bem, interessante, ótimo, inspirador, terrível, chato, comprido demais, curto demais, deixe sua opinião aqui.