sábado, 6 de junho de 2009

A relação aluno/professor

Até onde vai a autoridade de um professor?

Aconteceu uma coisa interessante outro dia na escola: Eu fui chamada à sala da coordenadora e quando eu voltei faltavam uns vinte minutos para acabar a aula. O professor tinha acabado de dar uma matéria complicada e depois de copiar toda a língua alienígena que ele escreveu na lousa, eu fui pedir para ele explicar. A essa altura já deviam faltar uns 10 minutos para acabar a aula. Ele tinha começado a explicar para mim e uma outra garota quando ele foi obrigado a parar por causa da bagunça em sala. "Silêncio." Ele pediu, é claro que ninguém ouviu. Ele me mandou sentar sem terminar de explicar e ficou pedindo silêncio. A bagunça baixou um pouco mas não o bastante para o gosto dele, então em vez de explicar para a meia dúzia de pessoas que estavam pedindo para ele explicar, ele disse que só faria isso quando tivesse silêncio. E também que nós só sairíamos para o recreio quando ele tivesse conseguido explicar. E adivinha? O sinal bateu, ele liberou e ele não explicou. Aliás, a palavra melhor é ter se recusado a explicar. Eu não fui a única que ficou brava, diferente de 96% da minha classe eu sei muito bem que colégios particulares em geral custam uma viagem à disney por ano e também que a vida não vai ser tão fácil quanto é agora. Antes do professor sair da classe eu fui conversar com ele e, brava como eu estava, nós acabamos brigando. E quando eu digo brigando eu digo brigando.

Ele disse que só vai explicar se a classe fizer silêncio. Acorda! Você acabou de colocar um monte de brasileiros irresponsáveis e cheios de hormônios na mesma classe! Você não vai ter silêncio. Nunca ouviu falar de carnaval? E ai, somos nós, aquela meia dúzia que presta atenção que se ferra?

E adivinha? A lição de casa que ele passou é toda desse assunto que ele não explicou, e o único jeito de fazer é lendo tooodo os textos explicativos no livro. Coisa que eu não teria de fazer se ele tivesse explicado.

Um comentário:

  1. Se a matéria for física, maybe I can help.
    Anyway, esse lance de relação professor/aluno é um saco. A questão é que os professores acham que só pelo fato deles serem professores, que eles tem o direito de se acharem melhores.
    Na verdade, tá todo mundo na mesma. A única diferença, é que se eles fazem alguma coisa errada, não são reprovados e nem mandados pra diretoria.

    ResponderExcluir

Bem, interessante, ótimo, inspirador, terrível, chato, comprido demais, curto demais, deixe sua opinião aqui.