domingo, 3 de maio de 2009

Horário das Bruxas

Já ouviram falar de meia noite ser a hora das bruxas? Bem, eu já. Parece que esse é o melhor horário para fazer bruxarias.

Algumas cidades do estado de São Paulo parecem ter ouvido falar dessa superstição, porque instituiram um toque de recolher em que adolescentes tem que ir para casa às 11:30. Ou melhor, vai para casa às 11:30 se tiver de 16 anos para cima; se você tiver 15 anos, como eu, vai ter que estar em casa às 11.

Eu moro no estado de São Paulo e a minha cidade não colocou essa lei em vigor. Na verdade, eu só fiquei sabendo dessa lei lendo alguns outros blogs.

A falta de repercussão que essa lei causa concorda com as minhas conclusões sobre essa lei: Nada vai mudar.

Será que alguém realmente acha que um toque de recolher idiota vai nos fazer ir para casa? Essa não é a marca registrada dos adolescentes? Quebrar regras? Rebeldia? Confusão?

Se eu vou para casa antes das 11:00 é porque eu estava entediada! A festa está no seu ponto às 11:30! Eu tenho quinze anos, se eu tivesse que seguir essa lei idiota, eu teria que estar em casa às 11:00.

Até onde entendi, o objetivo dessa lei é diminuir a criminalidade.

Bem, drogas nunca foram um assunto de interesse meu. Beber? Só um pouco de vinho em casamentos. Vandalismo? Destruir propriedade pública também nunca foi minha idéia de diversão.

Maaaaaaas, mesmo asim, cá estamos com uma lei que me obrigaria a estar em casa às 11.

Essa lei é só um modo errado de lidar com um outro problema: A falta de limites.

Quando eu saio com meus amigos (quase todos da minha idade, 15 anos), são meus pais que ligam e dizem que está na hora de ir embora. Se eu estiver me divertindo e converso com eles, eles às vezes me deixam ficar mais tempo. Por quê? Porque eles sabem que eu não vou fazer bruxarias.

Em cidades grandes como São Paulo, ficar na rua durante a hora das bruxas pode ser muito perigoso.

Essa é a razão pela qual a lei é tão ridícula. Se essa lei entrar em vigor, eu, que sou uma pessoa razoávelmente responsável vou ir para casa, mas de outra maneira, eu não causaria problema algum.

Agora, as pessoas que eles querem proibir de ficar na rua até mais tarde, vão ficar na rua até mais tarde. Eles já estão quebrando leis e eles sabem disso! Essa é a principal razão de gostarem de agir à noite. Mais uma lei para quebrar não muda nada.

E, mais uma pergunta interessante, quem vai fiscalizar essa lei? Nossos policiais? Ah, sei, agora eles vão fazer ronda em barzinhos olhando nossas carteirinhas de estudante enquanto os bruxos e bruxas fazem suas bruxarias?

Já percebi há muito tempo que proibir não ajuda. É preciso explicar, dizer por que não pode, e se isso não funcionar, achar um modo direito de lidar com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem, interessante, ótimo, inspirador, terrível, chato, comprido demais, curto demais, deixe sua opinião aqui.